terça-feira, 26 de maio de 2009

Universo Tecnológico

Universo tecnológico na educação


Século XXI: Era virtual na qual predomina a tecnologia de ponta.

No site www.alunosargonautas.jimdo.com do dia 11 de Maio de 2009, vê-se estampado o II Encontro de Alunos Argonautas formado pelos alunos da rede estadual de ensino ocorrido no Teatro Estação Gasômetro do Parque Residência no dia 06 de Maio de 2009, no qual foi discutido o tema: “Políticas Públicas: Educação e Inclusão Digital”. Isso só vem nos despertar que hoje, mais do que nunca, precisamos sair da ignorância – no que diz respeito ao avanço tecnológico – e, urgentemente, acompanhar tal processo. Com especificidade a escola, que pode se apropriar dessas “ferramentas tecnológicas” no processo de ensino-aprendizagem do seu aluno.

Nesse contexto é que surgem o computador e as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como ferramentas intelectuais virtuais, novos instrumentos de conhecimento que podem possibilitar a construção de relações e correspondências novas na educação do indivíduo, já que o conhecimento é construído através da interação entre as pessoas. Através dessas ferramentas é possível sair do ensino tradicional - considerado “chato” - e alcançar uma aula mais motivadora, mais eficaz na aprendizagem, o que resultará em “agradecimentos” tanto por parte do professor quanto do aluno, pois pesquisas comprovam que a aprendizagem se torna mais sólida através de uma aula ilustrativa, principalmente quando as mesmas se encontram em movimento. E isso as TICs têm de “sobra”, através dos Softwares educativos, sites de animação contendo objetos de aprendizagem em movimento; dentre eles podemos citar o Flash.

Apesar do Encontro acima citado, é necessário muito mais investimento: é necessário sair da teoria e se voltar à prática propriamente dita para que haja mais políticas públicas que implante projetos educacionais e ações voltadas a inclusão digital, curso de capacitação na área para os professores, aquisição de materiais de qualidade, etc.

No entanto, não podemos deixar o livro didático “de lado”, afinal de contas ele continua sendo um elemento de grande importância para a nossa formação, apesar de ele ser estático; por outro lado, não podemos nos esquecer de que por meio dele ainda podemos “viajar” pelo mundo sem sairmos do lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário